MBA Gestão de Negócios em Saúde

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Uma formação diferenciada no que diz respeito às práticas organizacionais de estabelecimentos da área de saúde em geral.
  • Coordenação

    PROF. FELIPE ABRAHÃO
  • Tipo do Curso

    Pós-Graduações
  • Avaliação

Teaser
Descrição
O Curso de Pós-Graduação Latu Sensu – MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS EM SAÚDE visa oferecer uma formação diferenciada no que diz respeito às práticas organizacionais
de estabelecimentos da área de saúde em geral. Tem como objetivo proporcionar às organizações: estruturação, manutenção e impulsionamento à lucratividade, proporcionando também segurança financeira e objetivando a fidelização.
Objetivo
O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS EM SAÚDE:
Favorecer a formação crítica e criativa do aluno pós-graduando, destacando seu papel profissional como Gestor de Saúde;
Desenvolver atividades de pesquisa, estudo de caso, apresentando autonomia intelectual e espírito investigativo;
Exercitar normas científicas na elaboração de trabalhos acadêmicos como: artigo acadêmico;
Ampliar a compreensão de concepções acerca do conhecimento adquirido nas disciplinas e refletir sobre as respectivas implicações para o exercício de nova profissão;

O Curso busca promover a excelência da qualificação formal e social do aluno de pós-graduação, por meio da integração das atividades de ensino e pesquisa, fundamentadas em
práticas inovadoras na linha do “saber-fazendo” (Perrenoud) e na incorporação de novas tecnologias.

Destacam-se algumas competências a serem desenvolvidas:
• trabalhar por projetos;
• desenvolver a conscientização da necessidade de trabalhar os valores que devem caracterizar cidadãos e profissionais tanto no desempenho individual, como coletivo;
• desenvolver o hábito da reflexão-ação-reflexão na atividade gestora;
• estimular o trabalho interativo;
• acompanhar, analisar desempenho dos resultados esperados;
• reelaborar planejamentos;
• desenvolver a conscientização da necessidade de trabalhar os valores morais que devem caracterizar cidadãos e profissionais tanto no desempenho individual, como
coletivo.
 
Público-Alvo
Graduados em qualquer área do conhecimento.

Conteúdo Programático
► COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL:
Fundamentos de comportamento organizacional. As dimensões individual e interpessoal:
personalidade, percepção e atribuição; valores e atitudes; motivação; vínculos com a organização. As dimensões grupal e organizacional: clima e cultura organizacional.
Compreender as organizações como uma unidade social que articula processos individuais e coletivos, dominando as ferramentas conceituais básicas que permitam análise das suas
dimensões psicossociais e intervenção a partir de ações e práticas de gestão de pessoas.

► DOCÊNCIA EM SAÚDE:
Capacita profissionais para atuarem como docentes na área de saúde, proporcionando uma formação atual e prática, em sintonia com as novas tendências educacionais do Brasil.

► FINANÇAS CORPORATIVAS:
Objetivos, papel do gestor de finanças e sua relação com as outras áreas da empresa. O ambiente (econômico, político, social e legal) da empresa. As ferramentas do gestor financeiro. Gestão financeira de curto e longo prazo. A estratégia financeira da empresa. Agregar, juntamente com os participantes da disciplina, um conjunto de conceitos e instrumentos necessários e suficientes para caracterizar a função financeira no âmbito de uma empresa e seu relacionamento com o mercado.

► GESTÃO DE PROJETOS:
O ciclo de um projeto. Processos do Gerenciamento de projetos: processos do projeto, grupos de processos, interações entre processos. Gerenciamento do escopo. Preparando a organização. O papel do gerente no gerenciamento do projeto. Gerenciamento da comunicação. Gerenciamento da qualidade. Gerenciamento do Risco. Gerenciamentos de projetos em órgãos públicos e privados.

► HOSPITALIDADE EM SAÚDE:
Propiciar aos alunos uma visão abrangente das teorias da hospitalidade nos contextos social, privado e comercial. Fomentar a compreensão dos valores de convivência, respeito, tolerância, acolhimento e condições para a hospitalidade. Realçar a importância do estudo interdisciplinar e holístico da hospitalidade, proporcionando uma visão reflexiva e consciência crítica no cerne de sua atuação profissional.

► LIDERANÇA:
Competências fundamentais para o exercício da liderança. Aspectos comportamentais da gestão de pessoas. As questões relativas ao engajamento e motivação dos talentos. Fatores responsáveis pela formação, manutenção e desenvolvimento de equipes de alto desempenho.

► MARKETING APLICADO À SAÚDE:
Conceitos e aspectos gerais de marketing. Conceito e escopo de marketing estratégico. Marketing tático: concepção, implementação e gestão do composto de marketing; entrega de valor e fidelização de clientes. Marketing corporativo em saúde.

► MERCADO DE SAÚDE – BRASIL E AMERICA LATINA:
Aborda as políticas públicas e a evolução histórica das políticas de saúde no Brasil e América Latina. Discutir as referências conceituais para o estudo das políticas públicas, por meio da análise de seus processos fundamentais: definição e formação da agenda; processo de formulação (condicionantes, instituições e atores); processo de implementação (de ordem técnica e política); e avaliação de resultados.

► METODOLOGIA DA PESQUISA:
A natureza do conhecimento científico. Conceituação e função social da pesquisa em Tecnologia de Construção Civil, priorizando os métodos e técnicas de pesquisa e seu planejamento, conforme normas da ABNT. Apresentar ao aluno o discurso científico, a organização do pensamento e a linguagem técnica apropriada à elaboração de um trabalho científico.

► MÍDIAS SOCIAIS:
Desenvolver aplicabilidade em redes sociais digitais e mídias sociais; relacionamentos e negócios em sites de redes sociais digitais, comunicação, colaboração, educação e entretenimento como estratégia social e estratégias digitais de marketing.

► PLANO DE NEGÓCIOS EM ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE:
Necessidade do Plano de negócios. Fundamentação do Plano de negócios. Projeto Conceptual. Construção do Plano de negócios: Ambientes, Demanda, oferta, sistema de valor análise das atividades da indústria e da concorrência. Macroambiente e Microambiente. Concepção do negócio: definição, visão, missão e valores. Estratégias competitivas e mercadológicas. Cadeia de valor. Dimensionamento das operações. Análise de viabilidade econômico-financeira.

► TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO)
Elaboração, orientação e entrega do Trabalho de Conclusão do Curso - TCC (artigo
científico), obedecendo às normas e regulamentos metodológicos.
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Coordenador
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PROF. FELIPE ABRAHÃO

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** Atenção: Os conteúdos e as datas dos cursos podem ser alterados a qualquer momento a critério da coordenação acadêmica em função de necessidade e aprimoramentos sem prejuízos.