image

8 maiores dúvidas antes de comprar protetor solar

1. Se você é um consumidor que não sabe quanto aplicar de produto para obter o FPS descrito na rotulagem tenha uma certeza: após a aplicação o FPS será menos da metade. Portanto para garantir uma boa proteção compre fatores altos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2. Nem todo BB Cream é um protetor solar. A maioria é multifuncional. Podem até oferecer FPS, mas podem ter baixa proteção contra raios UVA. Fique atento na rotulagem: se estiver escrito “esse produto não é um protetor solar”, a frase já diz tudo, não é um protetor.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
3. Filtro com base tonalizante ou sem base? Um erro muito comum é achar que protetor com cor protege mais. O ingrediente que dá cor de base ajuda na proteção contra a luz visível. Não são pra específicas contra UVB ou UVA.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
4. Não achei a informação sobre proteção UVA na rotulagem! Não se preocupe. A legislação brasileira determina que todo protetor solar deve possuir teste de comprovação de eficácia contra os raios UVA, portanto se um produto está na prateleira, ele já comprovou essa proteção.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
5. Não encontro mais bloqueador solar! Perfeitamente normal. Esse termo foi proibido pela ANVISA em 2012, pois nenhum protetor, independente do FPS protege 100% contra os raios ultravioleta. O termo correto é protetor solar ou fotoprotetor.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
6. Posso usar protetor corporal no rosto. Melhor evitar. Não é uma regra, mas muitos fotoprotetores corporais possuem ingredientes comedogênicos. Isso significa que podem dar espinha após aplicação.⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
7. Comprar fotoprotetor sem se atentar ao tipo de pele. Os protetores são desenvolvidos e adequados para cada tipo de pele. Quem tem pele oleosa deve preferir produtos secos. Quem tem pele com manchas, procure um com ativo clareador e quem deseja efeito anti-idade, procure um protetor com ativos pra essa finalidade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
8. Usar protetor facial no corpo. Não é uma boa ideia. A maioria dos protetores para rosto não possuem agente de resistência a enxague e suor. Transferem facilmente para o tecido. Portanto a permanência desse tipo de produto na pele.