image

Estudo das principais alterações fisiológicas cutâneas notadas por gestantes

  • Ciências da Pele
  • 4004

A gestação representa um período de intensas modificações para a mulher. Praticamente todos os sistemas do organismo são acometidos, entre eles a pele. Neste período as intensas alterações imunológicas, endócrinas, metabólicas e vasculares tornam a pele da gestante pré-disposta a modificações tanto fisiológicas quanto patológicas.

Objetivos

Avaliar a existência de alterações fisiológicas cutâneas notadas por 30 gestantes maiores de 18 anos em qualquer período gestacional, além do nível de desconforto sentido pelas mesmas. Material e métodos: Estudo descritivo de caráter quantitativo, qualitativo com participação de 30 gestantes do Ambulatório de Especialidades de Amparo/SP.  O período da coleta de dados transcorreu de março a outubro de 2016.

Resultados e Discussão

Todas as gestantes notaram mudanças na pele durante o período gestacional. No total foram registradas 122 alterações consideradas fisiológicas. Dentre as gestantes 24 (80%) sentiram incomodo provocado pelas modificações e 6 (20%) não relataram qualquer incomodo. Neste estudo, as alterações pigmentares no grupo estudado foram as mais freqüentes. Conclusões: Apesar das limitações de amostragem, os resultados obtidos deste estudo permitiram apontar as inúmeras alterações da pele que ocorreram durante o período gestacional e os diferentes níveis de desconforto. Diante dos resultados, compreende-se a importância da inclusão sobre os cuidados com a pele nos programas educativos e assistenciais, que proporcionam atendimento à gestante.