Associação de Terapia Nb-UVB e Tacrolimus no Vitiligo
As opções terapêuticas para o vitiligo incluem corticosteroides tópicos e sistêmicos, inibidores de calcineurina tópicos, calcipotriol, fototerapia, laser excimer e métodos cirúrgico. Diferentes padrões de repigmentação como perifolicular, marginal e difuso podem ser observados após esses tratamentos. Histologicamente, a repigmentação consiste em uma sequência bem reconhecida composta por diferenciação, proliferação e migração de melanócitos. Este processo requer a ativação de células-tronco e precursores de melanócitos de seus reservatórios. Até agora, a principal fonte de precursores de melanócitos na pele, que fornecem melanócitos maduros para a epiderme, é o reservatório do folículo piloso. No entanto, estudos recentes sugerem que as células-tronco de melanócitos dérmicos extrafoliculares podem persistir após o nascimento na bainha do nervo superficial dos nervos periféricos e podem substituir os melanócitos epidérmicos quando necessário.
Tacrolimus
O tacrolimus é um inibidor da calcineurina e um imunossupressor local. A monoterapia com pomada de tacrolimus no vitiligo demonstrou ser eficaz na produção de uma repigmentação lenta, geralmente observada 4–12 semanas após o início do tratamento em áreas expostas ao sol.
- Os
padrões de repigmentação relatados após a monoterapia com pomada de tacrolimus
variam de padrões foliculares a difusos interfoliculares;
- Em
culturas, o tacrolimus demonstrou estimular a síntese de melanina e a migração
de melanócitos humanos, além de seu efeito imunossupressor;
- A terapia combinada com tacrolimus e Nb-UVB ou excimer laser de 308 nm é preferida à monoterapia com pomada de tacrolimus.
ESTUDO
Neste estudo, os pesquisadores avaliaram achados histológicos em pacientes que receberam Nb-UVB e compararam com aqueles que receberam tacrolimus tópico combinado com Nb-UVB (GAUTHIER; ALMASI-NASRABADI; CARIO-ANDRÉ; PAIN et al., 2021).
A biópsia de pele foi realizada na linha de base da área despigmentada e 2-3 meses após o tratamento da área repigmentada. As amostras de biópsia foram coradas com hematoxilina-eosina-safran (HES), Fontana Masson, HMB45, Melan A, MITF, SOX10 e Nestina..
Resultados:
- Clinicamente, no grupo de terapia combinada, foi
observada repigmentação interfolicular além do padrão perifolicular e marginal;
- Histologicamente, no grupo de terapia combinada, além da migração de melanócitos do bojo do folículo piloso observada também no grupo de monoterapia, pela primeira vez foram observados precursores dérmicos de melanócitos localizados na derme média e superficial.
Conclusão:
Nesse estudo, a diferenciação de células-tronco dérmicas humanas em melanócitos funcionais e a migração de precursores de melanócitos foram sugeridas por uma diminuição concomitante na expressão de células-tronco positivas para marcadores de células-tronco da derme média para a epiderme, uma co-expressão de marcador de células-tronco (Nestina) e marcador melanossomal (MelanA) em alguns precursores de melanócitos localizados na derme média.
GAUTHIER,
Y.; ALMASI-NASRABADI, M.; CARIO-ANDRÉ, M.; PAIN, C. et al. Tacrolimus (FK506) ointment
combined with Nb-UVB could activate both hair follicle (HF) and dermal
melanocyte precursors in vitiligo: the first histopathological and clinical
study. Arch Dermatol Res, 313, n. 5,
p. 383-388, Jul 2021.