image

Canabidiol tópico em produtos antirugas

Amigos! Pesquisando aqui temas sobre anti-idade me deparo com esse estudo que recomendo a leitura, mas gostaria de esclarecer alguns pontos importantes.


O estudo teve como objetivo avaliar um produto comercial chamado CR-Topical, CR Emulsion da marca Afore by Dr. Few.


Logo na introdução o retinol é citado como um benfeitor da pele, mas com o indesejado efeito colateral de causar reações cutâneas e vermelhidões e que possivelmente o canabidiol hidrossolúvel poderia minimizar esses efeitos.


Um ponto falho do estudo foi a omissão dos demais componentes da formulação. Ao pesquisar a composição do produto vi que ele também contém Matrixyl, Argireline, ácido hialurônico, além dos 500mg Cannabidiol (CBD) isolado.


O número de participantes também é pequeno, apenas 9.

Os resultados apontaram melhora global em todos os 13 parâmetros avaliados, com as maiores diferenças médias para poros visíveis, melhora da desidratação, redução da rugosidade da superfície, redução de rugas estáticas e rugas dinâmicas.

A satisfação do paciente (100%) e a vontade de recomendar o produto a outros (90%) foram altas, e a tolerabilidade do CR-Topical foi excelente.


Você deve estar pensando, “Lucas, então pra que serviu esse estudo?”


Na minha opinião serviu para nos mostrar que os derivados de cannabis estão a caminho, aqui na minha cidade, Campinas, já tem até uma Farmácia de Manipulação com liminar para produzir o composto.


Enquanto não chega, fica abaixo minha dica de uma combinação de Matrixyl, que é um excelente estimulador de colágeno, associado com Argireline, o já conhecido peptídeo que auxilia na redução de rugas, Oligo HA e o retinol


Creme anti-sinais


Nano retinol...............6,5%

Argireline......................5%

Matrixyl........................3%

Oligo HA....................0,2%

Creme base qsp..........50g

Aplicar a noite.


Abraços e aproveitem o estudo.

Lucas Portilho



Few J, Lee MJ, Semersky A, Mariscal E, Vachon G. A Single-Center Study Evaluating the Effects of a Novel Retinol and Cannabidiol Combination Topical on Facial Skin. Aesthet Surg J Open Forum. 2022 Jan 27;4:ojac002. doi: 10.1093/asjof/ojac002. PMID: 35274096; PMCID: PMC8905336.