image

Cetirizina no Tratamento da Alopecia Androgenética

Os autores desse trabalho começam nos pontuando uma informação importante sobre as prostaglandinas dos grupos D, E e F, sendo que as prostaglandinas dos grupos E e F fazem o cabelo permanecer na fase anágena, enquanto as prostaglandinas do grupo D (principalmente a D2) fazem os fios entrarem na fase catágena, deixando-os mais propensos a entrarem na fase telógena (fase terminal do ciclo capilar). Alguns estudos mostram que as prostaglandinas D2 estão relacionadas com a queda de cabelo em pacientes com alopecia androgenética.

 

A cetirizina é uma droga anti-histamínica que inibe as prostaglandinas do grupo D ao mesmo tempo que estimula as dos grupos E e F. Além de possuir potencial anti-inflamatório, fator que ajudaria em casos de couro cabeludo inflamado.



Sendo assim, os pesquisadores resolveram testar 1% de Cetirizina vs 5% de Minoxidil em homens com alopecia androgenética.

 

40 voluntários (futuramente será necessário um número maior) foram divididos em 2 grupos para usar solução tópica com 1% de Cetirizina ou 5% de Minoxidil. O estudo teve duração de 24 semanas. Durante 16 semanas, eles usaram as respectivas soluções e depois usaram apenas uma solução com placebo (pra avaliar se os resultados permaneciam).

 

Foi relatado maior desistência no grupo Minoxidil quando comparado com o grupo Cetirizina.

 

Nas primeiras semanas, os pacientes do grupo Minoxidil apresentaram melhor resultado, mas nas semanas seguintes, onde os grupos usaram apenas o placebo, a Cetirizina manteve os resultados, enquanto o grupo Minoxidil não.

 

A conclusão dos autores é que devido ao perfil de segurança Cetirizina, a mesma poderia ser considerada para novos estudos no tratamento da alopecia androgenética. 


Figura 1: Mudanças na densidade do cabelo dos voluntários 32 e 34 tratados com solução tópica de cetirizina 1% e minoxidil 5%, respectivamente, na linha de base, semana 16 e semana 24.


Vale a pena a leitura completa do estudo, mas já adianto que a Cetirizina vai entrar com certeza nas minhas soluções que uso pra tratamento de alopecia androgenética.



Abraços! Lucas Portilho