image

Espironolactona 5% no Tratamento da Acne

E estou de volta pra compartilhar alguns dos estudos que leio diariamente para me manter atualizado em relação a novos tratamentos e novidades da área da dermatologia, cosmetologia e estética.


E já começo a semana com um estudo piloto sobre o uso da Espironolactona 5% que pareceu ser efetivo tanto em mulheres como homens com acne.


A Espironolactona é bem famosa no meio deratológico, mas seu uso é oral, ela é um antagonista da aldosterona com propriedades anti-androgênicas. O mecanismo de ação da Espironolactona inclui o bloqueio da atividade da 5α-redutase e pesquisadores do Iran resolveram testar a droga topicamente.


O creme com 5% da Espironolactona foi aplicado duas vezes ao dia, com uma curiosidade, os participantes deveriam remover o creme após duas horas. Não é explicado o porquê, mas por se tratar de um estudo piloto, os pesquisadores devem ter tomado esse cuidado pra evitar eventuais efeitos colaterais.


O resultado geral foi bem impressionante, com redução no número total de lesões de acne, pápulas inflamatórias, comedão aberto e fechado e redução do C. acnes.


O estudo está liberado na íntegra e vale a pena a leitura, pois é possível manipular em farmácias esse creme.


Abraços e tenham todos uma semana com muita saúde!

Abração!