image

Reduz a Vermelhidão e Melhora a Aparência de Cicatrizes

Cicatrizes cutâneas desenvolvem-se como resultado de um processo de cura de feridas deficientes. Uma variedade de tipos de cicatrizes são conhecidas e as mais visíveis, muitas vezes, tem um forte impacto na qualidade de vida dos pacientes acometidos.

Comumente, as cicatrizes aparecem mais espessas e mais pigmentadas e podem estar relacionadas com alta vascularização, aumento da perfusão sanguínea e eritema.

Tratamento de Cicatrizes

Atualmente, existem diferentes abordagens terapêuticas disponíveis para o tratamento de cicatrizes excessivas e com vermelhidão.

Géis de silicone tópicos, corticoides intralesionais ou quimioterápicos são usados para melhorar a espessura e a rigidez de cicatrizes, além da coceira e dor associadas. Em relação à vermelhidão das cicatrizes, procedimentos à laser têm sido os mais efetivos.

Brimonidina

A brimonidina apresenta potente atividade vasoconstritora e é capaz de reduzir a vermelhidão facial dentro de um período muito curto.

Um estudo recente demonstrou que a aplicação tópica de gel de brimonidina reduz a vermelhidão e melhora a aparência de cicatrizes.