image

Glicerina ozonizada na redução de manchas

Olá meus Amigos!

O ozônio realmente está em destaque.


Olha que legal este estudo feito por pesquisadores japoneses avaliando os efeitos de um produto a base de glicerina ozonizada na redução de manchas na pele.


O ozônio tem sido muito usado na estética e é extremamente seguro porque se transforma em oxigênio quando reduzido e não permanece nos organismos vivos ou no meio ambiente. Por ter uma meia-vida curta, cerca de 30 minutos, ele está sendo muito usado em óleos, mas confesso que é a primeira fez que vejo em glicerina.


As formulações de glicerina ozonizada (80 e 800 ppm) foram testadas in vitro e foi investigado seu efeito na expressão gênica de marcadores de diferenciação de queratinócitos.


Também foi feito um estudo clínico para avaliação dos efeitos de formulações de glicerina ozonizada em manchas da idade na pele do rosto com 48 mulheres. Eles mediram o conteúdo de melanina delas por um Mexameter (equipamento que mede intensidade da coloração) em 4 e 8 semanas após a aplicação diária duas vezes das formulações.



Resultados: Ambas as formulações de glicerina ozonizada apresentaram degradação direta da melanina de forma tempo-dependente, com efeitos significativos observados a partir de 6 horas. A formulação com 800 ppm apresentou atividade mais alta do que a formulação a 80 ppm, e a quantidade de melanina diminuiu cerca de 40% no dia 14 da reação de mistura. Estudos de marcadores de diferenciação usando queratinócitos humanos mostraram que a expressão gênica de involucrina e serina palmitoiltransferase foi regulada positivamente por pela glicerina ozonizada, que era uma concentração quase equivalente à formulação de glicerina ozonizada 80 ppm, sugerindo que a glicerina ozonizada pode aumentar a renovação da epiderme da pele.


No estudo clínico, as formulações de glicerina ozonizada 80 e 800 ppm mostraram maiores diminuições no conteúdo de melanina em 8 semanas em comparação com as de 4 semanas. Diferenças estatisticamente significativas foram detectadas contra os respectivos controles. Não houve eventos adversos relacionados aos tratamentos de glicerina ozonizada 80 e 800 ppm durante o estudo.


Os pesquisares concluíram que as aplicações de formulações de glicerina ozonizada são seguras e eficazes no clareamento de manchas da idade na pele do rosto.


O estudo está liberado na íntegra, vale a leitura.


Hanada K, Okuda D, Ogi R, Kojima S, Tsuruoka R, Shiota G. Ozonized glycerin (OG)-based cosmetic products lighten age spots on human facial skin. J Cosmet Dermatol. 2022 Apr 18. doi: 10.1111/jocd.15002. Epub ahead of print. PMID: 35435300.


Abraços!