image

Hidroquinona causa ocronose exógena?

Quem assiste minhas aulas sabe muito bem que não falo nada negativo em relação a hidroquinona, e nem podemos. Sem dúvida esse medicamento é a ferramenta de primeira escolha no tratamento de manchas de pele. Só pode ser prescrita por profissionais habilitados, mas sempre que dou aula de tratamentos de manchas uma pergunta é inevitável:


👉 A hidroquinona tem efeitos colaterais?


Pra responder essa pergunta, recomendo a leitura dessa novíssima revisão publicada no International Journal of Dermatology (fator de impacto 2.736).

Os autores avaliaram as publicações dos últimos anos relacionando o uso da hidroquinona com o aparecimento de ocronose exógena.


A ocronose exógena é um distúrbio da pele caracterizado por pigmentação preto-azulada resultante como uma complicação da aplicação em longo prazo de cremes clareadores da pele contendo hidroquinona, mas também pode ocorrer devido ao contato tópico com fenol ou resorcinol em indivíduos de pele escura.


A ocronose foi mais frequentemente relatada em mulheres de meia-idade (53,2%), de ascendência africana (45,2%), raça negra (55,5%) e tipos de pele Fitzpatrick V-VI (52,4%). Foi notificado com mais frequência com concentrações desconhecidas e de hidroquinona superiores a 4% (32,5 e 35,7% dos casos, respetivamente).


Os autores concluem que a hidroquinona em concentrações acima de 4% e em ciclos de tratamento por mais de 3 meses pode estar associada a ocronose.


Portanto, em concentrações abaixo de 4%, existe uma base científica que respalda o uso da hidroquinona.


Fica minha dica de leitura no Ciência da Manhã de hoje!

Lucas Portilho