image

Microagulamento com Minoxidil não Precisa ser Dolorido

A alopecia androgenética é uma disfunção que envolve a enzima 5-alfa-redutase tanto em homens e mulheres. Ocorre um processo de aceleração na transição da fase anágena para fase catágena no folículo capilar, consequentemente, observamos uma redução da liberação de fatores secretados pelas células da papila dérmica, importantes para estimular o crescimento dos fios. Em contrapartida, ocorre um aumento da apoptose dessas células e posterior miniaturização do folículo.


O procedimento de microagulhar se tornou uma excelente opção para estimular o crescimento de fios em pacientes com alopecia androgenética.


Alguns estudos demonstraram que agulha de 1.5mm pode ser utilizado, mas fico me perguntado qual a adesão a um tratamento com essa profundidade de agulha, sabendo que pode causar um desconforto e sendo necessário, em alguns casos, usar anestésicos tópicos.


Eu particularmente, como portador de alopecia androgenética, me microagulho com 0.5mm, mas sempre me questionei sobre se uma agulha maior não seria mais efetiva.

Felizmente achei um indício científico que me deixou mais tranquilo.


Um estudo comparou em 60 pacientes, divididos em 3 grupos:

Grupo 1: minoxidil 5% (aplicação 2x ao dia)

Grupo 2: minoxidil 5% + microagulhamento 1.2mm (aplicação com caneta com 2 semanas de intervalo por 12 semanas)

Grupo 3: minoxidil 5% + microagulhamento 0.6mm (aplicação com caneta com 2 semanas de intervalo por 12 semanas)

O grupo 3 apresentou melhor resultado, tanto em número de novos fios, quanto na autoavaliação dos voluntários.


Fica a minha dica para todos que podem usar minoxidil e gostam de microagulhamento.


Lembrando que esse artigo é exclusivo para Profissionais da Saúde, se você não é, procuro um Profissional habilitado!


Referência:

Faghihi G, Nabavinejad S, Mokhtari F, Fatemi Naeini F, Iraji F. Microneedling in androgenetic alopecia; comparing two different depths of microneedles. J Cosmet Dermatol. 2020 Sep 8. doi: 10.1111/jocd.13714. Epub ahead of print. PMID: 32897622.