image

Peeling de Gluconolactona - Usar 10% ou 30% ?

Acho que esse estudo vai sanar uma dúvida que nem todos saberiam a resposta.


Usar 30% de peeling de gluconolactona ou 10% faz diferença?


No nosso mercado a gluconolactona é um famoso polihidroxiácido, mais conhecido pela sua maior segurança quando comparado com os alfahidroxiácidos, isso porque a molécula da gluconolactona é maior e ainda possui uma maior lipofilicidade, que faz com a ela não penetre tão rápido na pele.


Pesquisadores da Polônia testaram em 16 voluntárias com pele seca, usando uma avaliação de meia face, de um lado 10% e do outro 30% de gluconolactona. As soluções foram aplicadas e deixadas por 20 minutos e depois foram enxaguadas com água fria.


As medidas de hidratação foram feitas antes e depois de uma semana após a aplicação.


O resultado surpreendeu, pois os pesquisadores concluíram que apesar de ambos os lados apresentarem melhora, não houve muita diferença entre o lado com 10% ou 30%.


Fica minha dica de hoje a leitura desse estudo, que infelizmente não está liberado, tive que pagar 16 dólares pra alugar ele por 48 horas, mas que me deixou 2 aprendizados importantes:


1. 10% de gluconolactona é suficiente pra melhorar o aspecto da pele envelhecida.

2. O protolocolo pode ser feito usando solução por 20 minutos e depois removendo com água fria.


Grande abraço pra todos e tenham uma excelente terça-feira!

Lucas Portilho


Jarząbek-Perz S, Mucha P, Rotsztejn H. Corneometric evaluation of skin moisture after application of 10% and 30% gluconolactone. Skin Res Technol. 2021 Mar 26. doi: 10.1111/srt.13044. Epub ahead of print. PMID: 33769633.