image

Altas temperaturas podem causar um aumento da produção de sebo no corpo

No verão, é comum que a pele fique com uma aparência mais brilhosa do que o normal. As altas temperaturas e a maior umidade do ar podem causar um aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Em resposta ao calor, produzimos mais oleosidade como forma de proteção da pele.

As dermatologistas Clarissa Parti e Marlene Iaks Weissbluth indicam os principais cuidados para essa época do ano:

 

  • Lave o rosto duas vezes ao dia

Muitas acreditam que, se lavarem o rosto várias vezes, a oleosidade diminui, o que é um mito.

É recomendável lavar o rosto no final do dia para remover todos os resíduos de sebo, suor, umidade e restos de protetor solar acumulados durante o dia. Assim como é importante fazer o mesmo pela manhã para remover as impurezas reunidas durante a noite. O ideal é usar um sabonete suave para a higienização.

  • Hidrate a pele

Há uma crença popular de que não se deve hidratar pele oleosa, o que é falso. Como você vai lavar o rosto duas vezes ao dia, é bem importante hidratar a pele, principalmente à noite. 

– Lembrando que, se a sua pele é mais propensa ao desenvolvimento de acne, é importante optar por hidratantes com propriedades suaves, como os à base de sérum, gel creme e oil free, que não tenham efeito oclusivo nos poros – reforça Marlene.

Um adendo: além de passar hidratante, o uso de protetor é obrigatório, e o fator mínimo é 30, ressaltam as médicas.

  • Use loção micelar e água termal

Clarissa dá a dica: loção micelar e água termal são boas opções de ajuda extra no controle da oleosidade e na higiene adequada da pele.

Na hora de comprar maquiagem, opte por produtos específicos para o seu tipo de pele, e evite os que contenham ácido salicílico, porque sensibiliza a pele.  

  • Evite o sol em excesso

É mito de que o sol pode “secar” as espinhas. A exposição excessiva à luz solar é um dos fatores que podem aumentar a produção de óleo da pele.

  • Prefira cremes com antioxidantes

Escolha produtos que contenham vitamina C, por exemplo. Protege dos danos causados pela poluição, pelos raios ultravioletas e também pelo cigarro.

  • Utilize produtos oil free

Na hora de hidratar a pele ou passar protetor solar, opte por fórmulas que sejam oil free e por composições não muito cremosas ou oleosas.

– Dessa forma, você evita a obstrução dos poros e a consequente formação de acne – afirma Clarissa.

  • Beba água e se alimente bem

Você já deve estar cansada de saber, mas não custa reforçar: beber bastante água e ter uma alimentação leve e correta é fundamental para a saúde do nosso corpo – e também ajuda no controle da oleosidade.