image

Surfactantes e Pele

Estava lendo essa manhã um estudo publicado com o título "The influence of surfactants and hydrolyzed proteins on keratinocytes viability and elasticity" e gostaria de dividir com vocês.


Todos sabemos que surfactantes prejudicam nossa pele, mas este estudo em particular é interessante porque mostra a alteração nos filamentos de actina dos queratinócitos. Pra quem sabe, entre todos os filamentos que compõe o citoesqueleto dos queratinócitos, os filamentos de actina são os principais responsáveis pela manutenção da resistência e da resiliência da célula. Por isso se usarmos muito produtos de limpeza com tensoativos agressivos, como o lauril sulfato de sódio, teremos células mais fracas em nossa epiderme. Além disso, o estudo cita os benefícios de um colágeno hidrolisado de baixo peso molecular. Neste caso temos no mercado ativos como o Rellagen ou mesmo o Oligo HA, ambos com baixo peso molecular e que podem ser uma alternativa para minimizar os danos causados pelos surfactantes.



Surfactantes mais suaves

Lembre-se sempre que também podemos substituir os surfactantes mais agressivos por outros mais suaves. Segue uma lista pra ajudar vocês:



STEPAN-MILD® LSB

Empresa: Stepan

INCI Name: Sodium Lauryl Sulfoacetate (and) Disodium Laureth Sulfosuccinate



Sensactive L-30

Empresa: Chemyunion

INCI Name: Water (and) Sodium Lauroyl Sarcosinate



Plantapon® LGC Sorb

Empresa: BASF Latin America

INCI Name: Sodium Lauryl Glucose Carboxylate (and) Lauryl Glucoside



Plantaren® 2000 N UP

Empresa: BASF Latin America

INCI Name: Decyl Glucoside



Plantaren® 1200 N UP

Empresa: BASF Latin America

INCI Name: Lauryl Glucoside



AMISOFT® ECS-22SB

Empresa: Ajinomoto Do Brasil

INCI Name: Disodium Cocoyl Glutamate (and) Water



K-noa Foam

Empresa: Alianza Magistral

INCI Name: Saponin/ Chenopodium Quinoa Extract