image

Envelhecimento Cutâneo e Tratamentos Dermatológicos

O envelhecimento cutâneo abrange diversas causas, como redução da síntese de colágeno, degradação de componentes da matriz extracelular, danos ao DNA, entre outros fatores. Por isso, para um tratamento global, é necessário associar ativos que atuam por diversos mecanismos e, desta forma, potencializar resultados (Clark e Hessler, 2015).

Rugas

Conforme envelhecemos, a derme perde vários nutrientes que afetam a sua integridade, isso pode ocasionar a perda de elasticidade, hidratação e o aspecto de pele saudável. Movimentos repetitivos da face aceleram o aparecimento das rugas devido á deficiência desses nutrientes, impactando diretamente na qualidade de vida, uma vez que a pele aparenta estar envelhecida.   

Procedimentos

Cremes para tratamento: ajudam a tratar e prevenir as rugas com aplicação direta na pele, seguida de massagens aplicadas pelo profissional, de acordo com as necessidades da pele.

Cremes de procedimento: ajudam no tratamento e prevenção de rugas, porém são aplicadas para potencializar a ação de procedimentos estéticos. 

Peelings: eles estimulam a indução percutânea de colágeno, melhorando o aspecto da pele e previnem novas rugas.

Olheiras

A olheira é uma queixa dermatológica estética, mais comum em mulheres do que homens e que afeta diretamente a autoestima após a puberdade ou no início da idade adulta. Apesar de haver muitas alternativas disponíveis para o tratamento das olheiras, um resultado totalmente satisfatório ainda é difícil de se obter, devido aos diversos fatores que podem originá-las.

Os principais fatores que podem ser considerados para o seu desenvolvimento são:

Ø  Deposição dérmica de melanina;

Ø  Hiperpigmentação pós-inflamatória,

Ø  Secundária a dermatite atópica ou de contato alérgica;

Ø  Anemia;

Ø  Estresse;

Ø  Hábitos não saudáveis;

Ø  Edema periorbital;

Ø  Vasos muito superficiais;

Ø  Flacidez cutânea (Sheth et al., 2014).

 

Procedimentos

Radiofrequência: é um tratamento estético utilizado no combate à flacidez do rosto ou do corpo, esse procedimento ajuda na remoção das bolsas causadas por olheiras.

Luz Pulsada: é um tipo de tratamento, semelhante ao laser, que pode ser usado para diminuir a pigmentação causada por olheiras.

Creme de tratamento: possui ativos específicos para redução do inchaço e pigmentação das olheiras. A aplicação é feita por profissionais e a técnica utilizada varia de acordo com a pele do paciente.

 

Manchas

Dentre as alterações cutâneas a mais temida pelas mulheres são as manchas faciais, pois afetam profundamente e negativamente a qualidade de vida. Um levantamento recente com 419 pacientes comprovou tal impacto, sendo que mulheres, pacientes com hiperpigmentação pós-inflamatória e com menor nível educacional são as que devem receber maior atenção durante o tratamento (Maymone et al., 2017).

Procedimentos

Luz pulsada: a luz pulsada é uma tecnologia a laser, com o intuito de eliminar manchas senis e solares, além de ser indicada para cicatrizes de acne, estrias brancas ou vermelhas e poros abertos.

Microagulhamento: promove maior penetração de ativos despigmentantes na pele, o que acelera o clareamento cutâneo e traz resultados mais satisfatórios ao paciente.

 

Referencias:

Clark A1, Hessler JL2. Skin Care. Facial PlastSurgClin North Am. 2015 Aug;23(3):285-95. doi: 10.1016/j.fsc.2015.04.002.

Sheth PB, Shah HA, Dave JN. Periorbital hyperpigmentation: a study of its prevalence, common causative factors and its association with personal habits and other disorders. Indian J Dermatol. 2014 Mar;59(2):151-7. doi: 10.4103/0019-5154.127675.