image

Vitamina C ácida funciona em veículos anidros?

Pergunta intrigante...de bate pronto eu responderia que não, mas não é que me deparei com estudo publicado pela famosa Zoe Diana Draelos e colegas que avaliou a eficácia de uma formulação anidra de ácido ascórbico e vitamina E em veículo sem água, a base de silicone.

As fotos de antes e depois são bem impressionantes e não deixam dúvidas sobre a efetividade do produto, porém lendo o estudo completo percebemos que a formulação tem muito mais do que apenas ácido ascórbico e vitamina E. Entram na formulação a 1% silimarina, 1% hexylresorcinol (Hentowhite) e um monte de antioxidantes como (Hordeum Distichon (barley) extract, Citrus Aurantium Dulcis (orange) oil, Phellodendron Amurense bark extract, e Santalum Album (Sandalwood) wood extract).



Lendo acima e vendo os resultados uma dúvida pode surgir, o que causou o efeito? A vitamina C ou os demais ingredientes? Enfim, pra quem deseja reproduzir a formulação, a base foi feita com silicones da Grant Industries, uma mistura de Gransil GCM-5 (Cyclopentasiloxane and Polysilicone-11) e Gransil PSQ (Polymethylsilsesquioxane).



As concentrações de Vitamina C e E foram, respectivamente 20% e 5%.



Eu sempre questionei se a vitamina C ácida sem estar solubilizada teria permeação, afinal de contas em meio siliconado não ocorrerá solubilização, mas por outro lado também não ocorrerá a famosa oxidação que altera o cheiro e a coloração da vitamina C.



Portanto, fica a dica para um leitura dessa publicação onde podemos usar como inspiração para formulações e prescrições.