image

Resveratrol e Coenzima Q10 Promovem Benefícios nos Danos Cutâneos Causados pelo Fotoenvelhecimento

O processo de envelhecimento está associado a inúmeros fatores e mecanismos celulares.

Autofagia

A autofagia é um processo de degradação e reciclagem de componentes da própria célula, sendo importante para balancear as fontes de energia em períodos críticos de desenvolvimento.

As células usam a autofagia para eliminar e reciclar proteínas, lipídeos e organelas danificadas, sendo um mecanismo de controle de qualidade crítico para neutralizar as consequências negativas do envelhecimento.


A autofagia é um processo catabólico essencial na degradação lisossômica de organelas e macromoléculas. Este processo é também regulado pelo mTORC1, em que vários genes alvo do complexo mTOR 1 estão envolvidos na iniciação da formação do autofagossoma em células de mamíferos, incluindo os genes Atg13, ULK1 e ULK2. 

Outros Benefícios da Autofagia

  • Modula a queratinização epidérmica terminal;
  • Auxilia o crescimento dos cabelos durante a fase anágena do ciclo capilar. O processo de autofagia pode proteger as papilas dérmicas do bulbo capilar contra os efeitos danosos gerados pelo estresse oxidativo

Resultados

Esse estudo avaliou os efeitos do resveratrol e/ou da coenzima Q10 contra as alterações induzidas pela radiação UVA e explorar o papel da autofagia e seus benefícios. Os resultados obtidos foram:

  • A exposição à radiação UVA aumentou o estresse oxidativo com subsequente lesão epidérmica e dérmica. Isso foi associado a um estímulo da autofagia nos queratinócitos e inibição do fluxo autofágico nos fibroblastos e macrófagos infiltrados;

  • Ambos os tratamentos corrigiram o teste de pinça prejudicado, alterações macro e microscópicas e exibiram padrão de coloração distinto com antiLC3II e P62 nos diferentes tipos de células, denotando a modulação autofágica.


Conclusão

As alterações no fluxo autofágico estão fortemente implicadas no dano cutâneo associado ao fotoenvelhecimento e a modulação diferencial da autofagia pelo resveratrol e, em menor grau, a Coenzima Q10 está parcialmente envolvida em seus benefícios terapêuticos.

 

Referências bibliográficas

MOSTAFA, D. K.; OMAR, S. I.; ABDELLATIF, A. A.; SOROUR, O. A. et al. Differential Modulation of Autophagy Contributes to the Protective Effects of Resveratrol and Co-enzyme Q10 in Photoaged Mice. Curr Mol Pharmacol, Jul 29 2020.