image

Hoje vamos falar sobre Séruns!

1. Não existe uma definição oficial da ANVISA sobre o que é um sérum. Esse tipo de formulação pode ser um gel ou uma loção fluída. De forma geral, uma das premissas é que ele seja bem fluído.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2. O sérum penetra mais na pele? Não necessariamente, o que determina se um produto vai permear ou não é a composição dele. Se um ativo permeia fácil através da pele, ele vai permear estando em um creme ou em um sérum, ou seja, o sérum é apenas um veículo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
3. O sérum é mais concentrado? Aquela história de que os melhores perfumes estão nos menores frascos não se aplica aqui. Uma empresa pode fazer um sérum de 30 ml com 10% de ativo e outra colocar o mesmo ativo numa concentração de 20% num creme vendido em pote com 60 gramas, ou seja, no pote encontraremos maior concentração de ativo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
4. Séruns são práticos. Sem dúvidas, muito mais fáceis de levar, transportar, pois geralmente são embalagens pequenas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
5. Séruns devem ser conservados em geladeira. Nem todos, essa dúvida surgiu em função de um sérum famoso que contém vitamina C na forma ácida. Essa formulação oxida com facilidade, principalmente quando exposta a temperaturas altas, portanto sempre recomendo armazenar em local fresco, que pode ser na geladeira mesmo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
6. Séruns são mais “sequinhos”. Todo cosmético, independente da forma cosmética pode ter sensorial seco. Mesmo um creme com muito óleo e manteiga podem ter sensorial seco, mas a empresa fabricante adicionar ingredientes como talcos, amidos, sílicas que transformação o toque do produto em algo bem mais sequinho.