Entre os mecanismos de ação do ácido tranexâmico desde o início de seu uso como despigmentante é a inibição da plasmina.
Por que não pensamos nisso antes meus Amigos!?
Entre os mecanismos de ação do ácido tranexâmico desde o início de seu uso como despigmentante é a inibição da plasmina. A plasmina é ativada quando temos uma lesão ou inflamação e consequentemente vai elevar a vascularização através do aumento da expressão de VEGF (fator de crescimento endotelial venoso) e de mediadores infamatórios. Essa vascularização aumentada e inflamação levam ao aumento da hiperpigmentação.
Usamos o ácido tranexâmico para controlar a plasmina, controlar inflamação e consequentemente controlar a formação de manchas.
É exatamente por apresentar essa característica anti-inflamatória que os autores desse estudo que indico hoje avaliaram a eficácia de um sérum com 10% tranexâmico no tratamento da acne e seus efeitos adversos.
O estudo foi randomizado, duplo-cego, placebo controlado, de meia face realizado em 18 pacientes com acne leve a moderada. Os pacientes aplicaram tranexâmico 10% em um lado da face e placebo no outro lado duas vezes ao dia por 8 semanas. A contagem de lesões de acne e os efeitos adversos foram avaliados a cada 2 semanas.
Concluíram que o tranexâmico tópico a 10% pode reduzir a acne inflamatória de forma eficaz. Os efeitos adversos foram menores e tratam-se facilmente.
Muito legal para usar com niacinamida, que também tem ação anti-inflamatória.
Abraços e boa leitura!
Charoenwattanayothin A, Saiwichai T, Chaichalotornkul S. Adjunctive Treatment for Acne Vulgaris by Tranexamic Acid. J Cosmet Dermatol. 2022 Apr 7. doi: 10.1111/jocd.14972. Epub ahead of print. PMID: 35388589.