image

Leia a matéria completa!

Ele sempre foi paixão – e até obsessão – nacional, e agora ganha uma série de tratamentos inovadores (e combinados) para tratar flacidez, celulite, dar um up, eliminar manchas. Hora de entender melhor como funcionam os protocolos e ter uma visão ampla do que o mercado cosmético já oferece

Segundo a WGSN, líder mundial em previsão de tendências, a beleza do bumbum é a próxima categoria a ganhar holofotes no skincare. O motivo? Os últimos dois anos de pandemia trouxeram meses de quarentena com restrições de deslocamento, home office e toda uma nova rotina que fez com que as pessoas passassem mais tempo sentadas. Parece inofensivo (e até mais confortável), mas o novo comportamento impacta em várias áreas do nosso corpo, inclusive na aparência, textura e sensibilidade dos glúteos.

Eis que surge um interesse maior de cuidar da região. De acordo com a WGSN, o ponto alto de interesse no tema aconteceu entre janeiro e maio de 2021, com mais de 200.000 pesquisas sobre o termo “Brazilian butt lift” feitas no Google. Inclusive, o número de plásticas de aumento de bumbum cresceu até nos EUA. De acordo com dados divulgados pela revista do “The New York Times”, em 2021, foram feitos 61.387 aumentos de bumbum, número que inclui implantes e enxertos de gordura. O procedimento é chamado de “levantamento de bumbum brasileiro”– justamente por causa do derriere empinado das brasileiras.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Fiocruz em 2020, mais da metade dos brasileiros não se exercitou durante o período, sofrendo com os efeitos colaterais no corpo. A ciência explica o fenômeno. Alguns estudos revelam que passar longos períodos sentados causa tendinopatia do glúteo médio, mais conhecida como “síndrome do bumbum morto”, o que faz com que o bumbum pareça mais flácido. Além disso, a textura também sofre. “Acho que a pandemia trouxe essa tendência e ela parece ter vindo para ficar. O momento de autocuidado, ser proativo em relação aos cuidados com o corpo e a mente, acabou ampliando a área de cuidados que deixou de ser apenas o rosto e cabelos”, observa a dermatologista Juliana Piquet, do Rio de Janeiro.

Aí, diversas marcas desenvolvem produtos com foco em neutralizar o aparecimento de foliculite e queratose pilar e na estética surgem procedimentos inovadores e tecnológicos para tratar a região.

Cada (bumb)um é cada (bumb)um

Sim, cada derriére é diferente e bonito da sua forma, mas para deixá-lo lisinho e empinado, existem várias opções de tratamentos. Isso porque depois de skincare, bodycare e haircare, a tendência da vez são os cuidados específicos para a área. A rotina de cuidados tem chamado atenção das redes sociais e do mercado de cosméticos, e cada vez mais o tratamento caseiro pode ser potencializado com ajuda das novas tecnologias no mercado de estética. “O bumbum sempre foi tendência em procedimentos estéticos. Sem alguns cuidados, pode apresentar falta de volume, contorno indefinido, celulite, estrias. É uma área que requer atenção”, fala Aline Caniçais, especialista Fisioterapeuta Dermatofuncional da HTM Eletrônica. Segundo ela, hidratação e esfoliação são os primeiros passos para quem quer começar a cuidar melhor desta área do corpo. As grandes queixas da área são celulite, estrias e foliculite. “Evitar passar longos períodos sentados, de roupas justas e suados também ajuda, especialmente na questão da foliculite. Na rotina de skincare, vale incluir uma esfoliação semanal quando falamos em prevenção, proteger do sol se já existem lesões para evitar que evoluam com manchas”, indica Juliana.

Ritual de esfoliação 

A esfoliação é essencial, especialmente porque essa região do corpo passa boa parte do tempo abafada e em atrito com as roupas, favorecendo problemas como a foliculite (inflamação no folículo do pelo). A esfoliação renova as células, eliminando as que estão mortas e estimulando a renovação celular.

Ventosas para efeito pump

Outro meio de deixar os glúteos mais bonitos é o Pump Up, procedimento rápido, indolor e não invasivo, que traz resultados desde as primeiras sessões. A técnica usa ventosas para aplicar pressão com vácuo sobre os glúteos. Esse tratamento estético é indicado para quem quer deixar o bumbum mais robusto, empinado e com melhor aparência no geral.

Contração muscular indoor

Dieta equilibrada é um dos fundamentos para glúteos bonitos. “Alimentos anti-inflamatórios como cúrcuma, ajudam muito a tratar a celulite, por exemplo. Assim como antioxidantes (frutas vermelhas, por exemplo) precisam estar na dieta. Além disso, precursores de colágeno, ricos em proteínas, carne vermelha, peixes, ovos, frango, também devem estar no prato”, diz a nutricionista funcional integrativa Luanna Caramalac Munaro. Mas um bumbum empinado e bonito também depende do fortalecimento da musculatura. A combinação de treinos com eletroterapia e eletroestimulação muscular pode otimizar esses resultados. “Um dos tratamentos para bumbum mais procurados na Clínica é a associação de bioestimuladores de colágeno + EMSculpt. Enquanto os bioestimuladores melhoram a sustentação e a qualidade da pele, o EMSculpt trabalha a musculatura com contrações supramáximas, impossíveis de alcançar na academia”, conta Gabriela Vargas Paladino, fisioterapeuta dermatofuncional da Clínica Giovana Moraes, em São Paulo.

Bioestimuladores para firmeza…

Especialista em estética, Natasha Ramos ganhou destaque nas redes sociais após implementar, em parceria com o farmacêutico Higor Guerim, um método eficaz e seguro de tratamento para a flacidez dos glúteos. Formada em Farmácia, com especialização em estética, a profissional é responsável pelo Round Glúteo, baseado na aplicação de bioestimuladores e escolhido por Claudia Raia, Reynaldo Gianecchini, Grazi Massafera, Gretchen, Bruna Marquezine, Carolina Ferraz, entre outros.

“No Rio de Janeiro são procurados tratamentos para aumento de glúteo, da flacidez na região e redução da celulite. Tenho um protocolo que utiliza a associação do ácido hialurônico com ácido polilático e a hidroaxiapatita de cálcio. Desta forma é possível levantar e projetar o glúteo, melhorando consideravelmente a flacidez e o aspecto da celulite”, fala o dermatologista Alessandro Alarcão. “Com relação aos procedimentos, a associação dos biostimuladores injetáveis com as tecnologias de fato mudou os resultados dos tratamentos corporais. Para o bumbum, gosto muito de associar o ácido poli-L-lático com aparelho de micro-ondas, uma novidade mais potente que a radiofrequência, capaz de atuar na celulite, flacidez e gordura”, acrescenta Juliana.

E os bioestimuladores?

O bioestimulador é uma substância biocompatível, ou seja, que não oferece nenhum risco ou reação alérgica. “É usado em pacientes que precisam de um efeito rejuvenescedor, pois perderam a firmeza e elasticidade da pele devido ao envelhecimento natural ou condições externas. Assim, ao ser aplicado, provoca uma reação inflamatória, estimulando a produção natural de colágeno e melhorando o aspecto e textura da região tratada”, explica a dermatologista Larissa Oliveira, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Segundo ela, se o objetivo for, além de melhorar a firmeza e textura da pele, aumentar o volume, o Radiesse é o bioestimulador indicado, pois provoca um “efeito lifting” e pode ser um aliado para quem deseja um bumbum mais empinado. Em todos os casos, o uso de bioestimuladores de colágeno nos glúteos garante um contorno mais delineado e sustentação.

E mais: apesar de não ser o objetivo nem a ação principal do bioestimulador, a aplicação da substância pode auxiliar na redução de celulite aparente. “Entre as maiores queixas dos pacientes estão a flacidez e o volume. Além, é claro, da celulite”, assegura Larissa. Isso porque o tratamento com bioestimuladores de colágeno melhora a textura da pele, pode preencher a região (no caso do Radiesse) e estimula a produção do colágeno e elastina, resultando, consequentemente, na melhora da celulite.

Um lançamento recente que fez muito sucesso no evento Estética in São Paulo, foi o GlúteoMax, da Phd do Brasil. Trata-se de uma combinação de duas fases de aplicações injetáveis multicamadas com ativos específicos quer proporcionam uma volumização glútea. Desenvolvido com alta tecnologia os componentes formam um complexo necessário para o melhoramento muscular e prometem valorização glútea, estimulação da respiração celular, melhora da contração e tônus da fibra muscular, aumento da síntese de colágeno e elastina e melhora da textura da pele.