image

Sabemos muito bem os efeitos maléficos do excesso de radiação UVB na epiderme, mas pouco se sabe dos efeitos da UVA.

Hoje o estudo que quero compartilhar é uma publicação que aborda os efeitos da radiação UVA nos queratinócitos da pele, mais especificamente nas células (queratinócitos) da camada basal da nossa epiderme, as células-tronco ou stem cell, como também são conhecidas.


Sabemos muito bem os efeitos maléficos do excesso de radiação UVB na epiderme, mas pouco se sabe dos efeitos da UVA. Na prática, a radiação UVA penetra mais profundamente na pele e seus efeitos são mais estudados na derme. A degradação de colágeno e aumento de enzimas como as MMPs são bem descritos como efeitos da exposição excessiva ao UVA.


Este estudo mostra que, as células-tronco, responsáveis ​​pela renovação epidérmica ao longo da vida, estão equipadas com um arsenal eficiente contra diversos agentes genotóxicos.

Mas os autores concluem que mesmo que as células-tronco (queratinócitos) tenham maior resistência a danos no DNA, elas ainda apresentam fotossensibilidade e devem ser protegidas do estresse genotóxico, tornando-as um alvo específico para fotoproteção.


Um ativo que foi testado e aprovado contra esse dano da radiação UVA contra as células-tronco é o Solatemis, um blend de Fructose (and) Glycerin (and) Water (and) Sechium Edule Fruit Extract.

O uso recomendado é de 2% em qualquer tipo de produto cosmético, seja protetor solar, seja hidratante facial ou corporal.


Aproveitem, pois o estudo está liberado na íntegra.


Abraços

Lucas Portilho


Metral E, Bechetoille N, Demarne F, Damour O, Rachidi W. Keratinocyte stem cells are more resistant to UVA radiation than their direct progeny. PLoS One. 2018 Sep 12;13(9):e0203863. doi: 10.1371/journal.pone.0203863. PMID: 30208100; PMCID: PMC6135485.