image

Alternativa Segura aos Antibióticos Sistêmicos na Melhora da Acne

Acne é a dermatose mais comum, acometendo cerca de 80% dos adolescentes e adultos jovens. É caracterizada por lesões não-inflamatórias (comedões abertos e/ou fechados) e por lesões inflamatórias (pápulas, pústulas, cistos ou nódulos) tipicamente localizados na face, pescoço, dorso, tórax e braços.

Uma das vias da hiperseborreia está associada aos andrógenos, que são capazes de estimular a síntese lipídica e a proliferação e diferenciação de sebócitos.


Espironolactona

A espironolactona é comumente usada na dermatologia para o tratamento da Acne vulgaris em mulheres devido aos seus efeitos antiandrogênicos.


  • É um antagonista da aldosterona e tem sido utilizada como diurético poupador de potássio há mais de 50 anos;
  • Caracterizada estruturalmente como esteroide, com núcleos básicos de esteroides com quatro anéis;
  • Reduz a produção de testosterona;
  • Inibe competitivamente os andrógenos (principalmente a testosterona e DHT), nos quais se liga aos receptores de andrógenos na pele;
  • Inibe a atividade da 5α-redutase;

  • Aumenta a globulina de ligação aos hormônios sexuais.


    Resultados
    Esse estudo de revisão teve como objetivo avaliar a eficácia da espironolactona no tratamento da acne em adolescentes. Os resultados obtidos foram:

    • Dos 80 pacientes, 64 apresentaram melhora da acne no tratamento com espironolactona com um perfil favorável de efeito colateral;

    •  Aproximadamente um quarto dos pacientes (22,5%) teve uma resposta completa, e mais da metade (58,8%) teve uma resposta completa ou resposta parcial superior a 50%;
    • As respostas iniciais e máximas foram observadas em uma mediana de 3 meses e 5 meses, respectivamente;
    • Os pacientes receberam o tratamento com espironolactona durante 7 meses em média (variação de 3 a 45 meses) com efeitos colaterais limitados.

     

    Conclusão:

    Esse estudo demonstrou que a espironolactona é eficaz no tratamento da acne em adolescentes do sexo feminino e é uma alternativa segura a longo-prazo aos antibióticos sistêmicos nessas pacientes.

     

    Referências bibliográficas

    CONG, T. X.; HAO, D.; WEN, X.; LI, X. H. et al. From pathogenesis of acne vulgaris to anti-acne agents. Arch Dermatol Res, 311, n. 5, p. 337-349, Jul 2019.

    ROBERTS, E. E.; NOWSHEEN, S.; DAVIS, D. M. R.; HAND, J. L. et al. Use of spironolactone to treat acne in adolescent females. Pediatric Dermatology, n/a, n. n/a, 2020/10/03 2020.