image

Melatonina na prevenção do envelhecimento da pele

Olá, meus Amigos! Espero que estejam todos bem!


O assunto de hoje é um ingrediente famoso por tornar nosso sono melhor, mas nem de perto vou abordar esse tema.


Uma revisão feita por vários autores, incluindo Bulgária, EUA e Alemanha nos traz informações muito ricas sobre o uso da melatonina como anti-idade.

O primeiro motivo pelo qual recomendo a leitura desse estudo é que a introdução contém inúmeros mecanismos moleculares relacionados ao envelhecimento explicados.


Desde o ciclo circadiano da pele, o estresse mitocondrial que contribui para a formação de espécies reativas de oxigênio (EROs), passando pelos fatores de transcrição NRF-2, a AP-1 (proteína ativadora tipo 1) que suprime os receptores de TGF-β e consequentemente inibe a síntese de colágeno, além de aumentar os níveis de MMPs, que são enzimas que degradam o colágeno. Enfim, somente a introdução dessa revisão já nos dá uma aula de mecanismos de envelhecimento.


Eu sempre considerei a melatonina um ativo com triplo mecanismo antioxidante:

1. Inibe diretamente os RL e EROs.

2. Os metabólitos formados a partir da melatonina também atuam como inidores de RL e EROs.

3. Aumento a expressão de antioxidantes endógenos, ou seja, aumenta a defesa antioxidante das células.


Oral ou tópica?

Não é por acaso que linhas de dermocosméticos já lançaram produtos com melatonina. A melatonina suplementada por via oral aparece em níveis bastante baixos no sangue devido à degradação de primeira passagem no fígado, limitando assim o acesso até a pele. A melatonina aplicada topicamente pode penetrar no estrato córneo e formar um depósito devido à sua estrutura química lipofílica.

Os autores ainda concluem que a aplicação de melatonina na pele é uma opção muito boa para retardar o processo de envelhecimento e reduzir as marcas do envelhecimento. Clinicamente, é melhor aplicar melatonina à noite, quando a permeabilidade da pele é maior e assim suprir a melatonina endógena que está reduzida nas células.


Vale a leitura e ainda mais porque o estudo está liberado na íntegra.


Abraços e boa noite pra todos!!

Lucas Portilho


Bocheva G, Slominski RM, Janjetovic Z, Kim TK, Böhm M, Steinbrink K, Reiter RJ, Kleszczyński K, Slominski AT. Protective Role of Melatonin and Its Metabolites in Skin Aging. Int J Mol Sci. 2022 Jan 22;23(3):1238. doi: 10.3390/ijms23031238. PMID: 35163162; PMCID: PMC8835651.