image

Metilação e Envelhecimento da Pele

Existe algo acontecendo neste momento no DNA de bilhões de pessoas que pode contribuir para o envelhecimento precoce da pele. A metilação em excesso diminui a ação de fatores de transcrição alterando a expressão de genes.


Metilação do DNA se refere a transferência de um grupo metila (CH3-) a partir do S-adenosilmetionina (SAM), que é um cofactor enzimático envolvido na transferência de grupos metil, para uma molécula de citosina no DNA.



Figura 1. Metilação da citosina


Também conhecido como alteração epigenética, a metilação é um tipo de alteração causada por fatores externos como radiação UV, fumo, atividade física, ingestão de antioxidantes e restrição calórica.


Devido a essa ligação dos grupos metila com a citosina, ocorre uma obstrução no momento da transcrição de alguns genes e sem a expressão correta destes, proteínas importantes para a manutenção, formação e sustentação da pele não são formadas.


Devemos ter muito cuidado ao abordar esse tema para o consumidor de cosméticos, pois é comum a confusão entre modulação de genes e mutação genética. A primeira acontece desde o momento que usamos o primeiro ativo cosméticos com ação biológica, ou seja, quando usamos o primeiro extrato que melhorou a hidratação da pele provavelmente este extrato aumentou a expressão de algum gene relacionado com a proliferação de queratinócitos, melhorou o efeito barreira da pele e houve menor perda de água transepidermal. Já mutação genética na pele está relacionado com formação dímeros no DNA podendo levar a replicação anormal de células e potencialmente a câncer.


Mas quero abordar aqui as alterações não mutantes do DNA, o processo de metilação e como alguns ativos podem atuar de forma positiva nesta reação.

Abaixo listei alguns ativos que atuam na inibição da metilação em ordem alfabética.


Dermagenist® (Basf)

INCI: Maltodextrin (and) Origanum Majorana Leaf Extract

O ativo restaura a função metabólica dos fibroblastos inibindo a metilação de genes, neutralizados e fortalecendo o citoesqueleto da célula para restabelecer sua função mecânica.


ReGeniStem™ (Lonza)

INCI Name: Ozonized Oryza Sativa (Rice) Callus Culture Extract

Produto de biotecnologia, quando utilizado a 2%, estudo in vitro demonstrou que o ativo foi capaz de promover a desmetilação em fibroblastos.

Caso algum leitor saiba de outros ativos que possuem eficácia comprovada na desmetilação me avise por favor, pois de fato encontrei poucas opções.


Importância da transcrição de genes


Muitas vezes usamos ativos que possuem atividade de proliferação celular, aumento de colágeno, aumento de elastina ou glicosaminoglicanas, porém vários deles atuam como sinalizadores, enviando um sinal para que no núcleo das células sejam transcritos genes que codificarão as proteínas que queremos aumentar.


Mas se o pensamento deste post se resume no racional de que se não tivermos o ambiente adequado para que os fatores de transcrição atuem devido a metilação, o objetivo não será alcançado.


Encorajo aos colegas que estão lendo este artigo a pesquisarem melhor os ativos que listei acima e verão todos possuem como consequência da desmetilação melhorias na pele como redução de rugas, firmeza, hidratação e estímulo de colágeno. Comprovando que quando atuamos na modulação do processo de metilação temos benefícios na pele.


E jamais esquecer que a metilação é um processo dependente de fatores externos, portanto se queremos manter nossas células em alta performance devemos passar longe de UV, poluição e agressores externos.