image

Microagulhamento e glutationa no melasma

Olá meus Amigos! Espero que estejam todos bem!


Hoje o estudo que divido com vocês traz uma ativo que sempre considerei polêmico, no sentido de não ter muitas evidências de uso topicamente, a glutationa.


Os autores avaliaram a eficácia do microagulhamento com glutationa versus microagulhamento isolado no tratamento do melasma.

29 mulheres adultas com tipo epidérmico de melasma foram submetidas a microagulhamento com dermapen seguido de aplicação de solução de glutationa apenas no lado direito e microagulhamento isolado no lado esquerdo a cada 2 semanas durante 3 meses.

Houve redução estatisticamente significativa na serveridade e área do meslasma em ambos os lados da face, mas o lado direito (microagulhamento com glutationa) apresentou maior redução e resposta mais precoce à terapia do que o lado esquerdo (microagulhamento sozinho).


Os autores concluíram que o microagulhamento é uma ferramenta eficaz e promissora no tratamento do melasma e sua combinação com glutationa como agente clareador aumenta e acelera sua eficácia. Assim, a terapia combinada é mais preferida do que a monoterapia no tratamento do melasma facial.


Muito interessante, lembrando que a glutationa atua na formação da feomelanina, ou seja, a melanina mais clara e por isso tem ação clareadora.


Recomendo a leitura e quem sabe já colocar em prática?


Abraços!


Lucas Portilho