image

Microagulhamento: Técnica com agulhas finas é a favorita de Sandra Bullock e Kim Kardashian

Remover cicatrizes de acne, disfarçar manchas, rugas ou linhas de expressão da pele são algumas das queixas que o microagulhamento pode resolver. Favorito da atriz Sandra Bullock e Kim Kardashian [que já compartilhou cliques submetendo-se ao procedimento], ele é um tratamento estético feito com microagulhas que penetram na derme, favorecendo a formação de novas fibras de colágeno.

"No procedimento, utilizamos um rolo com finas agulhas na região a ser tratada. Ele é aplicado várias vezes, provocando pequenos traumas na região, o que estimula a produção de colágeno e elastina, além de liberar fatores do crescimento na pele", explica a Dra. Andréa Sampaio, da clínica Dermasense.

O tratamento pode ser realizado de dois modos: usando um aparelho manual chamado Dermaroller, que contém cerca de 200 agulhas, ou um aparelho automático chamado Dermapen, mas o efeito é igual. No caso o profissional escolhe a agulha a ser utilizada de acordo com o tratamento proposto, e depois é passado o rolo na pele em direções diferentes. 

O ideal é fazer em um ambiente adequado, como uma clínica ou consultório para minimizar os riscos. “O médico precisa ter cuidado com a higiene e a proteção do seu paciente, não sendo recomendado o uso doméstico dos rolos agulhados” explica a dermatologista Andréa Sampaio.

Cada sessão deve ter um intervalo de 30 a 45 dias. "Muito importante lembrar que o equipamento não pode ser reutilizado. A agulha não se esteriliza e não pode ser usada novamente em hipótese alguma", explica a biomédica Dra. Luciana Godinho. "Neste procedimento, serão feitas milhares de micro feridas em sua pele, que podem evoluir para cicatrizes, manchas e queloides." Por isso o cuidado com o pós é tão importante!

Após o procedimento, há inchaço de leve a moderado, e vermelhidão na pele que varia de acordo com a intensidade da aplicação.