image

O que acontece na pele se associarmos melatonina, bakuchiol e ascorbyl tetraisopalmitate?

Um estudo recente publicado avaliou a eficácia da associação da melatonina, bakuchiol e ascorbyl tetraisopalmitate. Claramente o estudo teve o incentivo da Isdin, pois a combinação trata-se de um produto chamado de MELATONIK™.


Mas podemos tirar vários aprendizados desse estudo e ainda aplicar em nosso dia-a-dia, seja na prática clínica ou nos desenvolvimentos de formulações. O que me chamou a atenção foi a associação de ingredientes que geralmente usamos bastante em nossas formulações, a melatonina e o VC-IP (INCI: Ascorbyl tetraisopalmitate). O bakuchiol, que possui nome comercial Sytenol A, também é encontrado na formulação.


  • Como Prescrever

 

Recomendo a Melatonia 0,1%, VC-IP 5% e Sytenol A 0,5%.

Aplicar a noite durante 24 semanas.

Claro que todos podem ficar a vontade para incluir mais ativos, mas fiquem atentos para que eles sejam lipossolúveis.

 

Espero que essa combinação ajude a deixar a pele dos seus pacientes mais bonita, uniforme, com menos rugas e linhas de expressão! E protetor solar sempre!

 

Goldberg DJ, Mraz-Robinson D, Granger C. Efficacy and safety of a 3-in-1 antiaging night facial serum containing melatonin, bakuchiol, and ascorbyl tetraisopalmitate through clinical and histological analysis [published online ahead of print, 2020 Feb 15]. J Cosmet Dermatol. 2020;10.1111/jocd.13329. doi:10.1111/jocd.13329