image

Participa Biomédico: iniciativa do CRBM 6 visa inserir o biomédico na militância por cargos públicos

O Conselho Regional de Biomedicina – 6ª Região lançou em janeiro de 2018 o projeto Participa Biomédico. O projeto consiste em inserir o Biomédico na militância por processos seletivos em instituições públicas garantindo os mesmos direitos que detêm profissões com currículos igualitários no estado do Paraná (PR).  De acordo com a presidente da autarquia, Dra Janaina Naumann, o Participa Biomédico tem sido muito bem aceito pela categoria no estado e em breve deve ser levado para outros regionais de Biomedicina de todo o país.

Participa Biomédico

O estado do Paraná comporta 399 municípios, totalizando 199.880,200 Km2 de área Territorial e 11.320.892 habitantes segundo dados do IBGE, 2017, sendo que destes, 20 municípios contemplam mais de 100 mil habitantes.

Os profissionais Biomédicos no estado apresentam crescimento significativo, tanto em virtude do número de Instituições de Ensino Superior quanto pela migração dos profissionais de outros estados já que o Paraná de acordo com o IBGE, foi o Estado com maior ganho de participação no Produto Interno Bruto (PIB) do País, com 0,3 ponto percentual de crescimento.

Desta forma é notório e necessário que os profissionais Biomédicos que atuam no estado do Paraná, tenham condições para participação de processos seletivos em instituições públicas, garantindo desta forma o direito igualitário que as demais profissões que detêm habilitações semelhantes possuem.

Para tanto, o Conselho Regional de Biomedicina da 6 Região, realiza um trabalho direcionado as questões relacionadas a concursos públicos para garantir assim a expansão e direito igualitário aos Biomédicos do Paraná.

Profissional Biomédico chegou o momento de vocês nos ajudarem nessa luta, requerendo apoio aos seus representantes (prefeitos, vereadores, deputados, governador etc.) para criação do Cargo de Biomédico no Estado e Municípios.