image

Portulaca extrato no Pós Peeling de ácido glicólico

O estudo que trago hoje é novo, mas o ativo é antigo! E muito conhecido na dermatologia e estética.

Trata-se do Portulaca. Em ativo com ação calmante e suavizante.


Este estudo novíssimo publicado por chineses avaliou substâncias ativas para ajudar a aliviar os sintomas causados ​​pelo aumento da fotossensibilidade após o peeling de alfa hidroxiácido, mais especificamente do glicólico.


Eles realizaram um questionário com 66 pacientes que receberam terapia de peeling ácido glicólico para entender se existia aumento da fotossensibilidade e seus sintomas específicos. Foi verificado que o aumento da fotossensibilidade após o peeling de glicólico.

Além disso, avaliaram a expressão de KLK7, FLG, IL-1β e IL-8 para correlacionar danos à barreira da pele e inflamação induzida por glicólico e UVB e os efeitos de alívio do extrato de Portulaca oleracea.


Os resultados mostraram que 6,06% das pessoas ficaram mais sensíveis à luz solar após o peeling de glicólico do que antes.

A exposição combinada de glicólico e UVB reduziu a KLK7 e filagrina, que significa dano de barreira e aumentou citocinas inflamatórias de IL-1β e IL-8.


O extrato de Portulaca oleracea inibiu a redução de filagrina e aumentou a expressão de KLK7, além de reduzir IL-1β e IL-8 causada pela exposição combinada.


Portando aprendemos aqui que peeling com alfa hidroxiácidos, após o paciente se expor ao UVB, a pele fica mais sensibilizada e dados de barreira cutânea podem ocorrer. Isso sem dúvida prejudica o resultado final do peeling, que é deixar a pele mais jovem.


Uma formulação pós home care com Portulaca pra ajudar.


Portulaca__________2%

Physasun_________0,5%

Glicerina___________5%

Manteiga de karité __5%

Creme livre de fragrância qsp 50g


Abraços!

Lucas Portilho


Wei J, Quan Q, Wang P, Wang Y, Huo T, An Q. Portulaca oleracea extract relieves skin barrier damage induced by increased photosensitivity after GA peeling. Cutan Ocul Toxicol. 2022 Aug 3:1-23. doi: 10.1080/15569527.2022.2109658. Epub ahead of print. PMID: 35920724.