image

Tratamento da rosácea papulopustular com salicílico supramolecular 30%

O estudo que sugiro que leiam hoje é sobre um peeling nada comum de ácido salicílico supramolecular.

Primeira coisa que eu sei que você está lendo por causa dessa palavra “supramolecular”, aliás eu parei nesse estudo por causa disso também.


O termo supramolecular se refere a um ácido salicílico solúvel em água.

Segundo o estudo, 30% de ácido salicílico supramolecular é bem tolerado pela pele sensível e proporciona ação anti-inflamatória.


60 pacientes foram divididos aleatoriamente em dois grupos. Os pacientes do grupo que usou salicílico foram tratados com peeling 30% três vezes a cada 3 semanas.

Os pacientes de ambos os grupos foram instruídos a aplicar topicamente gel de metronidazol 0,75% duas vezes ao dia.


Ao final do estudo a melhoria do índice de eritema no grupo salicílico foi significativamente melhor do que no grupo controle.


Lembrando que a metodologia de aplicação do peeling está descrito no artigo completo: basicamente a formulação foi aplicada no rosto. Durante o processo, foi aplicada água para diluir o agente. Assim que ocorreu fomação de frost, que no estudo não fala se é pseudo ou frost real, o rosto foi enxaguado abundantemente com água morna. O tempo total de contato variou de 10 a 15 minutos. Após o procedimento, foi usado proteção solar.


Fica minha dica de leitura pra hoje e creio que muitos profissionais ficarão tentados a usar esse protocolo, afinal a gente tem no Brasil a matéria prima WS SA50™, que é um ácido salicílico hidrossolúvel.


Abraços!

Lucas Portilho


Xu L, Yao B, Xu T, Huang H. Assessment of the Efficacy and Safety of 30% Supramolecular Salicylic Acid Peeling for Papulopustular Rosacea Treatment. Indian J Dermatol. 2022 Sep-Oct;67(5):625. doi: 10.4103/ijd.ijd_353_21. PMID: 36865859; PMCID: PMC9971792.