image

Vitamina C Oleosa funciona?

Dentre os diversos tipos de vitamina C que existem, uma em particular sempre me chamou a atenção pela ausência em estudos publicados. Eu me refiro ao VC-IP, uma forma lipossolúvel de vitamina C que existe em nosso mercado a mais de 15 anos. Não sei exatamente quando foi lançado, mas desde que me conheço por formulador, e isso já faz 19 anos, o VC-IP está no mercado.


Sendo bem breve, essa matéria-prima é a junção de uma molécula de ascorbila associado com 4 moléculas de isopalmitato, feito através de um processe de esterificação, ou seja, pegaram a vitamina C ácida, que é hidrossolúvel e fizeram uma reação química para transformá-la em uma versão lipossolúvel.


Muito interessante pra nós, pois a partir dessa ideia, podemos usar em uma mesma formulação versões diferentes de vitamina C.


Fiquei feliz em abrir uma pesquisa hoje e me deparar com esse estudo, onde os pesquisadores da Nikkol (fabricante do ativo) avaliaram o efeito de 1%, 2%, ou 3% de VC-IP vs um creme placebo em rugas faciais.


O Resultado? Rugas periorbitais tratadas com VC-IP duas vezes ao dia durante 8 semanas mostraram melhora acentuada ou moderada. Além disso, e mais interessante, a aparência desses efeitos diferiu dependendo da concentração de VC-IP. Foi observada melhora suficiente nos parâmetros relatados como associados à estrutura dérmica em concentrações mais baixas de VC-IP.


Os pesquisadores concluíram a indicam que a aplicação tópica do creme VC-IP reduz as rugas periorbitais causadas pelo envelhecimento da pele.

Por ser um ativo com custo elevado, vale a pena o estudo para vermos que mesmo em concentrações menores ainda podemos esperar bons resultados!


E não se esqueçam de associar com as várias outras formas de vitamina C que temos aqui em nosso mercado!


Abraços! Boa noite a todos!!


Yokota M, Yahagi S. Evaluation of the anti-wrinkle effect of a lipophilic pro-vitamin C derivative, tetra-isopalmitoyl ascorbic acid. J Cosmet Dermatol. 2021 Dec 15. doi: 10.1111/jocd.14604. Epub ahead of print. PMID: 34910367.