image

Como Tratar a Coceira com Cosméticos e Melhorar a Condição da Pele

A coceira é uma condição que incomoda as pessoas e impacta na qualidade de vida. A coceira crônica é aquela que dura mais de 6 semanas e está sempre acompanhada de alterações cutâneas como xerose, dermatite atópica ou disfunções no fígado ou rim.

 

Sabemos que a histamina liberada é uma das principais causas da coceira, porém os anti-estamínicos nem sempre funcionam. Não adianta utilizarmos essa classe de medicamentos se não reparamos uma condição mais importante, a função barreira da pele. Essa função barreira pode ser danificada por inúmeros fatores e posso citar alguns, como poluentes, temperatura, umidade e fatores genéticos como alteração na expressão da filagrina.


·        Mais coceira significa mais pele lesada

 

Aqui fica muito fácil de entendermos. A pele está com a barreira comprometida e ao sentirmos coceira, o simples ato de coçar, dependendo da intensidade, gera mais lesão levando a uma piora no quadro clínico. Resultado, a pele que já estava danificada fica mais machucada e a inflamação potencial pode piorar ainda mais o quadro.

 

·        Quanto mais envelhecemos maior o risco de xerose

 

A idade é um fator que contribui para sentirmos mais coceira. A xerose é uma disfunção que afeta cerca de 50% da população acima dos 65 anos de idade. Na pele do idoso, essa doença está relacionada com as alterações dos lipídeos da epiderme, variação do pH, alteração nas proteases e nas glândulas sudoríparas.


              ·        Doenças inflamatórias, dano de barreira e coceira

 

Doenças como psoríase e dermatites atópicas são comumente relacionadas com dano de barreira e podem levar a hiperestesia, onde a sensação de coceira tem uma intensidade aumentada, muito mais sensível e que geralmente provoca dor. Muitas citoquinas inflamatórias estão envolvidas nessas disfunções. Em pacientes com diabetes tipo I e II também é comum. A ansiedade também tem correlação com quadros onde a coceira é intensa.



               ·        Como ocorre o estímulo que dá início a ceceira?



Legenda: A percepção da coceira começa quando os sinalizadores endógenos (proteases) e exógenos (fatores ambientais) ativam seus respectivos receptores. Sinais elétricos gerados nas terminações nervosas periféricas são transmitidos ao córtex no cérebro através da medula espinhal, resultando no reconhecimento de coceira. (

A) Na pele saudável, existe uma proteína denominada semaphorin-3A (Sema3A), que inibe e repele as inervações. Mantém as fibras nervosas cutâneas sob a junção dermo-epidérmica, evitando a sinalização da coceira.

(B) Durante os estímulos ambientais em condições agudas da pele seca, o fator de crescimento nervoso (NGF), um fator de alongamento epidérmico do nervo é proeminente e induz o alongamento das fibras nervosas cutâneas na epiderme e também promove a produção de metaloproteinase da matriz (MMP) -2 e MMP-8 nas fibras nervosas sensoriais, o que leva à penetração das fibras nervosas na membrana basal e seu crescimento. Emolientes e fosfolipídios são eficazes para aliviar a sintomas nesta fase.

(C) Na pele seca crônica que acompanha o ciclo de coceira-arranhão, como em doenças cutâneas sistêmicas ou inflamatórias, mais fibras nervosas penetram na epiderme, aumentando a sensação de coceira.


·        Opções de Tratamentos

 

Emolientes: não é novidade que os emolientes melhoram a coceira através da restauração da barreira cutânea e redução da perda de água transepidermal, portanto podemos continuar usando esses recursos.

 

Glicerina, óleos vegetais, manteigas e ácido hialurônico são as melhores opções.

 

Mentol: estudo publicado demonstrou que mentol pode ser usado de 1 a 3% na redução da sensação de coceira.

 

SymCalmin

É usado como um anti-irritante / anti-coceira com propriedades anti-histamínicas. As avenantramidas são os componentes ativos da aveia, responsáveis ​​por suas propriedades anti-inflamatórias / anti-coceira.

 

Sensityl

Extrato natural derivado da classe dominante de fitoplâncton marinho, diatomáceas, essas microalgas são encontradas em águas marinhas costeiras ou salobras em zonas temperadas.