Protetor solar: importante o ano todo
Olá meus amigos!
O estudo que trago hoje foi publicado por mim e pela professora Gislaine Ricci Leonardi.
Além disso, se repararem na imagem que postei, foi tirada hoje , dia 22 de maio, no pico do índice ultravioleta registrado.
CATEGORIA ÍNDICE ULTRAVIOLETA
BAIXO..................... < 2
MODERADO......... 3 a 5
ALTO.................... 6 a 7
MUITO ALTO...... 8 a 10
EXTREMO..............> 11
Percebam que mesmo no outono, temos índices moderados, altos e extremos no Brasil. Isso porque devido a localização geográfica de nosso país, estamos mais expostos aos raios UV.
Sabemos que começa a época de fazer peelings, mas quem se descuidar, achando que por causa da baixa temperatura não precisa de protetor, vai pagar rum preço alto.
Mas agora que falei sobre o índice ultravioleta alto no Brasil, quero ressaltar que não adianta nada aplicar protetor e aplicar errado.
Neste estudo que publicamos, mostramos que dependendo da forma cosmética, ou seja, se o protetor está na forma de loção, bastão, mousse, pancake, pó compacto ou fluido, a diferença pode ser gritante.
Mostramos que protetor em pó é aplicado em quantidades tão pequenas, que o fator de proteção após aplicação dele é de FPS 2.
A loção é a forma que mais se aproxima da quantidade ideal. E outro aprendizado foi: se sabemos que a população aplica quantidade sub ótimas de produto, melhor sempre usar FPS mais alta.
Sendo bem prático e direto, recomendo um FPS 70, pra ser aplicado errado e proporcionar FPS 30.
Educar a população a aplicar a quantidade ideal também é importante, mas se tenho dúvida que a pessoa vai aplicar a quantidade correta, prefiro usar FPS maior possível.
Outro detalhe importante: protetores em bastão e pancake jamais serão aplicados na quantidade correta, a não ser que vocês queiram ficar igual ao Felca passando a base da Virginia.
Então nesses casos, indique bastões com altos fatores de proteção.
Abraços!!
Lucas Portilho
Portilho L, Leonardi GR. The real protection of facial sunscreens. Br J Dermatol. 2020 Apr;182(4):1050-1052. doi: 10.1111/bjd.18628. Epub 2019 Nov 27. PMID: 31637703.