image

PsicoMelasma Terapia

Olá meus Amigos!


 Além de bons em pele, pra quem trata melasma, o jeito é começar a entender a mente humana e comportamento.


Sabemos que pacientes com problemas dermatológicos apresentam maior prevalência de doenças psiquiátricas do que a população em geral.


Um grupo de pesquisadores estudou se o estresse em pacientes com melasma tem impacto na evolução da doença.


O estudo envolveu 50 pacientes com melasma e 30 familiares de pacientes que compareceram à clínica dermatológica sem nenhuma doença de pele.


Resultados: A maioria dos pacientes era do sexo feminino (88%) na faixa etária reprodutiva. A morbidade psiquiátrica mais comum observada em 42% dos casos foi o transtorno depressivo maior. O transtorno de adaptação (26%) foi o segundo diagnóstico mais comum. O estresse percebido, incapacidade e ansiedade-depressão foi significativamente maior comparado com seus parentes.


Os autores concluíram que há alta comorbidade psiquiátrica (76%) de transtornos depressivos e de estresse, maior incapacidade funcional e estresse percebido em pacientes com melasma em comparação aos controles.


Portanto meus amigos, antes de iniciar um tratamento de melasma, inclua na anamnese questões sobre o tema acima. E em alguns casos, enviar o paciente para um profissional que possa ajudar no quadro de comportamental, para assim, termos uma resposta mais assertiva.


abraços!

Lucas Portilho