image

Retinol ou Ácido Retinoico? Qual o Melhor para Rugas?

Dentro da categoria dos retinóides de interesse em tratamentos tópicos, temos o ácido retinoico (tretinoina), o retinoato, o retinol, o palmitato de retinol, o retinil acetato e o retinaldeído. Pois bem, o primeiro (ácido retinoico) é classificado como medicamento para uso tópico e oral, portanto, fica restrito apenas para a profissionais habilitados usarem. Sei que neste momento você, que não é médico ou biomédico, mas atua na área da cosmetologia, pode estar se perguntando...” mas, se é de uso médico, como eu consegui? ”. Se você estava sob supervisão de um médico, ok, mas se não estava, você conseguiu é porque alguma empresa, de forma ilegal, te disponibilizou. Mas o foco do meu artigo não é discutir legislações, voltemos as formas de retinóides.

Ingrediente cosmético

Sabendo que o ácido retinoico não pode ser usado por grande parte dos profissionais da saúde, restam as demais formas, que felizmente são ingredientes listados como cosméticos e, portanto, são de uso livre. Resolvi escrever esse texto, pois achei de forma muito rápida 3 estudos que compararam a eficácia do retinol vs o ácido retinoico. 


Estudo 1

O primeiro estudo, publicado em 2015, o retinol 0.2% foi comparado com o ácido retinoico 0.025%. Nesse estudo o retinol teve uma ajuda do composto Tetrahydrojasmonic acid (LR2412), uma patente da L’Oréal que ajuda no aumento da síntese de ácido hialurônico. A associação do retinol + Tetrahydrojasmonic acid foram testados vs ácido retinoico 0.025%. Foram avaliados parâmetros como redução de rugas, pigmentação, poros e fotodano. 120 mulheres participaram do estudo que concluiu que os tratamentos não diferem em efetividade e que o creme com retinol/LR2412 teve maior tolerância pelas voluntárias.


Estudo 2

O segundo estudo, também de 2015, comparou formulações tópicas contendo 0.25%, 0.5%, e 1.0% de retinol vs formulações contendo 0.025%, 0.05%, e 0.1% de ácido retinoico. Parâmetros como redução de rugas, linhas finas, fotodano e aspereza da pele foram avaliados. Os pesquisadores concluíram que não foram detectadas diferenças significativas entre os tratamentos com retinol ou ácido retinoico. Vale lembrar que nesse estudo foi destacado que o retinol usado foi de liberação prolongada. Pra quem quiser testar esse tipo de retinol, temos aqui no Brasil o nano retinol de liberação controlada das empresas Nanovetores e Nanoceuticals.


Estudo 3

Mais recente (2020), este estudo também comparou formulações tópicas contendo 0.25%, 0.5%, e 1.0% de retinol vs formulações contendo 0.025%, 0.05%, e 0.1% de ácido retinoico.


45 mulheres participaram do estudo e a novidade aqui foi uma avaliação de biopsias que demonstraram que as voluntárias do grupo retinol apresentaram maior formação de novo colágeno de forma superior ao grupo ácido retinoico.


Portanto, independente da área que você atua, mesmo que não tiver acesso ao ácido retinoico, as formulações com retinol são uma excelente opção para tratamentos homecare. 


Claro que se você chegou até aqui, sua maior dúvida é: e os peelings de retinol? Podem substituir os peelings de ácido retinoico? Essa dúvida fica pra um próximo artigo.


Abraços

Lucas Portilho


Lembrando que esse texto é voltado para profissionais da saúde. Se você não é, procure um habilitado para cuidar da sua pele. Não se automedique, você pode prejudicar ainda mais sua pele.